A formação Cultura Maker & Aprendizagem Criativa Motores que Encantam faz parte do ciclo de Certificação Educador Inventor promovido pela Escola de Inventor e reúne conteúdos e métodos que a organização vem aplicando nos últimos cincos anos em seus cursos e oficinas de STEAM, criatividade e cultura maker. Cada uma das formações que compõem a certificação foi desenvolvida para ser vivenciada de forma híbrida (online e offline), por isso, ao se inscrever o educador receberá um kit de aplicação com os materiais que serão utilizados durante parte das atividades da formação. O objetivo do curso é apresentar aos educadores os conceitos que permeiam a Cultura Maker e a Aprendizagem Mão na Massa. Esses conceitos poderão ser vivenciados de forma prática a partir da exploração do Kit de Invenções Motores que Encantam que reúne 4 lindos projetos que unem ciência, arte e criatividade.
No primeiro momento da formação vamos conversar sobre os impactos positivos de trazer a cultura maker para o campo da educação e algumas iniciativas que podem servir de ponto de partida para a realização de projetos criativos em sala de aula. - Apresentações e Inspirações - Inciativas que inspiram e apresentam conteúdos Maker - Sobre você - Cultura Maker: Competências trabalhadas
No segundo momento de nossa formação vamos conhecer uma plataforma online que permite realizar simulações interativas de circuitos elétrico, eletrônicos e de modelagem 2D e 3D. - Plataforma de simulação: TinkerCad - Circuito Simples - Circuito em Série - Circuito em paralelo
No terceiro momento vamos começar a explorar o Kit de Inventor Motores que Encantam, desenvolvido especialmente para essa formação. Nessa etapa vamos descobrir como podemos criar projetos que envolvam circuitos elétricos e motores de maneira simples, prática e divertida. Para isso vamos realizar uma série de experimentações envolvendo leds e motores. - Kit maker: Motores que Encantam - Projeto Led Giratório - Projeto Disco de Newton
Na parte final de nossa formação vamos nos divertir desenvolvendo dois projetos clássicos da cultura maker: O Disco de Newton e a Máquina de Rabiscos! Cada um desses projetos foi escolhido para mostrar como a arte pode se juntar de forma harmoniosa com a ciência, a tecnologia, a engenharia e a matemática, na composição de atividades do chamado currículo STEAM. - Projeto Final: Máquina de Rabisco - Conteúdos Apresentados e a BNCC - Avaliação da Formação - Parabéns e obrigado!
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