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Cinco campanhas publicitárias para você se espelhar

Momento reflexão: pare, pense e seja sincero, seu produto é verdadeiramente bom e você o consumiria?Como já mencionamos no blog do OndeAprendo anteriormente, é necessário focar primeiro a qualidade do produto ou serviço. Momento reflexão: pare, pense e seja sincero, seu produto é verdadeiramente bom e você o consumiria? Se a resposta é sim, vem com a gente ver alguns dos melhores exemplos de boa publicidade aliada a bom produto. Se a resposta for não, volte uma casa e veja onde pode melhorar o que você comercializa e venha terminar o texto em seguida – ou já leia tudo de uma vez, faça suas anotações e aproveite o conteúdo que está por vir.



Quanto gasto?


Claro, algumas empresas gastam fortunas em seu marketing e contratam grandes empresas, como agências de publicidade que trabalham para vários clientes. Mas com muita criatividade e pouco dinheiro no bolso, dá para fazer bastante coisa. Além disso, basta fazer um planejamento. Muitas empresas investem, segundo o site four.com.br, entre 2% e 10% do faturamento bruto em publicidade. Claro, outras empresas gastam mais, outras não gastam nada, mas vale a pena se planejar com essa porcentagem.


O marketing é extremamente importante para que a marca ganhe notoriedade. Não pense que apenas por comercializar um produto excelente ou um serviço de primeira classe, os clientes irão surgir aos montes e a notícia irá se espalhar sozinha. A propaganda tem a função de levar a informação deste produto ou serviço ao público, de transformá-lo em algo popular e de atrair e persuadir a pessoa Afinal, quem quer comprar algo sem ter uma ideia da qualidade e da procedência daquilo em que está investindo seu dinheiro suado?


Como faço?


Contratando uma empresa da área da publicidade e propaganda ou do marketing, você investe em persuasão, comunicação com o público e possibilidade de melhorar o que está vendendo pelos famosos feedbacks, ou no bom e velho português, retorno da informação, retroalimentação, opinião da pessoa que está consumindo aquilo. Enfim, existem várias nomenclaturas para isso.


O que não existe em demasia é produto que se venda sozinho. A publicidade vem para atuar no produto ou serviço com estratégias comprovadas, aproveitando até mesmo a psicologia para entender o consumidor, o que deseja, como quer ser abordado e por aí vai. O publicitário é um despertador: muitas vezes, o consumidor sequer necessita comprar o produto ou o serviço ofertado, mas o profissional da área da propaganda entra com a arte da sedução e faz com que ele sinta uma necessidade, a princípio, inexistente, de ter aquilo que está sendo vendido.


Quem trabalha com marketing lida com novidades e constantes mudanças. Ele cria a novidade para atrair o consumidor e desta maneira, precisa estar antenado para não ficar para trás com o surgimento de outras novidades. É uma eterna corrida envolvendo novidade, que gera desejo, que motiva o surgimento de mais novidades, que então provoca mais desejo e assim sucessivamente.


Aprenda a persuadir e a se comunicar e tenha um bom retorno para seu produto. Parece simples? Pode ser mesmo. Vamos ver a seguir cinco das melhores campanhas de marketing, sejam brasileiras ou estrangeiras, de todos os tempos.



Quais são as campanhas?


Algumas delas você talvez tenha visto na infância, outras pode ser que nem conheça – especialmente a participante de fora do país desta lista – e dependendo da sua idade, pode nem ter nascido na época de alguma delas. Mas o fato é que todas são muito boas e cumprem seu papel de forma excepcional.


A arte da publicidade transcende gerações, então os exemplos de boas campanhas foram sendo adaptados à tecnologia. Mesmo isso deixando fácil uma propaganda se tornar obsoleta, nós trazemos algumas aqui que podem se passar 30, 40 ou 50 anos e ainda serão lembradas e atuais, pois são quase atemporais. Além disso, é importante lembrar que as coisas mais e menos aceitáveis no mundo vão mudando rapidamente, sendo necessário relevar certas coisas pela época em que foram criadas.


Sem mais delongas, acompanhe a lista de cinco campanhas publicitárias de extremo sucesso e com ótimas sacadas que selecionamos para você:



1. Bombril tem 1001 utilidades


Da série “propagandas que quem era nascido na época com certeza lembra”, a campanha publicitária da marca produtora de lã de aço - porque sim, o produto se chama lã de aço – prezou pela simplicidade: um homem de óculos informando que Bombril tem 1001 utilidades como em um comunicado importante de um telejornal. Aproveitando a cara um tanto séria, mas um jeito de falar leve e objetivo do garoto-propaganda, a marca obteve grande sucesso e ficou conhecida em todo o Brasil com ajuda do slogan “Bombril tem 1001 utilidades”. O ator Carlos Moreno inclusive entrou para o Guinness por sua longevidade como rosto da marca, ficando entre 1978 e 2004, além de outras aparições esporádicas, à frente da marca.


2. Pipoca com Guaraná


Apostando em um jingle, a marca de refrigerantes deu bastante ênfase na pipoca, um alimento, assim como na pizza – que não emplacou tanto em comparação ao da pipoca por causa do jingle –, e foi apenas mostrando a bebida como um complemento. Como pipoca com Guaraná era – e continua sendo – algo muito consumido pelo brasileiro, as pessoas se identificaram com o comercial, além de bater aquela fome ao ver as imagens da pipoca, sem contar, é claro, com o principal: o já menciona jingle que não saía da cabeça. É mais gostoso comer algo salgado como uma pipoca com uma bebida, e aí entra o produto que eles querem vender. O pioneirismo dessa estratégia foi o que a tornou uma das cinco selecionadas, pois utilizou técnicas modernas de divulgar o produto sem apelar para a necessidade de falar exaustivamente sobre seus benefícios, como o sabor e o gás. Uma publicidade discreta, simples, mas muito efetiva.


3. Mamíferos Parmalat


Em outra campanha quem com certeza todo mundo que era vivo na época lembra - e pode ter gente que até participou -, a Parmalat investiu em crianças. Partindo para o lado da fofura infantil, a marca decidiu vestir crianças com fantasias de mamíferos, mostrando que com o leite elas crescem, utilizando atores adultos com as mesmas roupas em seguida. Além disso, muitas crianças dos anos 90 já tiraram fotos vestidas com as roupas desses animais, o que deixou a campanha marcada na memória de muitos brasileiros, que com certeza lembrariam das criancinhas na hora de comprar um leite.


4. ETH Foundation – Einstein entregador de pizza


No lado estrangeiro da publicidade, a fundação que apoia a pesquisa e os cientistas pede doações usando uma montagem de Albert Einstein, o maior físico da história, vestido como um entregador de pizza, segurando a embalagem de papelão que contém o alimento. Embaixo da foto do cartaz, foi inserida a frase “mentes brilhantes não deveriam se distrair de seus estudos por empregos de meio-período”. Buscando doadores para as bolsas de estudos oferecidas, a fundação opta por uma nota de rodapé pedindo doações em prol


do futuro da ciência, visando permitir que as tais mentes brilhantes mantenham o foco exclusivamente na ciência.


5. Croco Beach – tartaruga no canudo


A campanha do hotel brasileiro entendeu que seu público-alvo é formado por estrangeiros e fez seu cartaz na língua inglesa. Querendo apoiar a diminuição da poluição por plásticos nos oceanos, o hotel de Fortaleza trouxe a imagem de uma tartaruga nadando dentro de um canudo. Buscando atingir os sentimentos de quem for ver a campanha, sentindo empatia pelo pobre animal, ainda inseriram os dizeres “usar um canudo leva quatro minutos da sua vida. Para eles, leva a vida inteira. Pare de usar canudos”. Uma maneira mais direta, mas que toca na ferida.



Essas foram as cinco grandes campanhas publicitárias que selecionamos. Algumas foram feitas por empresas com grande aporte financeiro, outras não. Isso mostra que com criatividade, é possível chegar onde se deseja.



 


OndeAprendo?


A plataforma OndeAprendo oferece cursos na área de Comunicação e Design, como o de Criação Publicitária, que irá ensinar as melhores técnicas para uma boa propaganda e é claro, ajudar na criatividade do aluno, dando diversas dicas e outros ótimos exemplos da área. Libere sua criatividade e siga nosso Instagram (@ondeaprendo) e nossas outras redes sociais para mais conteúdo de marketing e muitos outros temas. Também visite nosso site, o ondeaprendo.com.br.

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