top of page

EAD: a melhor maneira de valorizar seu tempo

Uma das pautas mais mencionadas na última década, a velocidade e o imediatismo do mundo transformaram a rotina, o trabalho e a distribuição de tempo para as atividades. No mundo atual, tudo precisa ser muito calculado. Assim sendo, existem diversas maneiras para otimizar sua agenda e seguir se capacitando com qualidade. O ensino a distância – popularmente conhecido como EAD –é uma ótima opção para a sua carreira. Mas você sabe quais outros motivos, além do ganho de tempo, fazem esta modalidade de ensino estar crescendo tanto em todo o planeta?




Tire o cinto de segurança


Não é mais necessário se estressar com o trânsito. Muitas pessoas subestimam a capacidade que um congestionamento tem de acabar com o dia de alguém. Pois bem, imagine a seguinte situação: filas de carros, sol quente, motocicletas passando próximas a seu espelho retrovisor, cinco minutos para começar a aula, alguns quarteirões de distância do prédio que deseja chegar, três semáforos até lá, sem vagas de estacionamento. Ao chegar no local, você avista um espaço perfeito, logo em frente ao local onde sua aula será lecionada. Falta um minuto para começar a aula e você nota, então, que aquele espaço perfeito para fazer a baliza está sinalizado em amarelo e com uma vistosa placa com o sinal de “proibido estacionar”. Após rodar o quarteirão e atrasar-se cerca de cinco minutos para a aula, você perdeu o início da explicação. Além disso, está calor e não existe um ventilador ou ar-condicionado no local. O estresse foi devidamente construído.


Ou pior, imagine-se, em uma situação semelhante, dependendo de transporte público. Ônibus lotado, com atraso de 15 minutos, em meio ao trânsito da hora do rush. Está extremamente calor, você está em pé e é constantemente empurrado de um lado ao outro do veículo, cercado por pessoas e bolsas, com medo de alguém mal intencionado abrir o zíper da sua e levar algum pertence. Você olha o celular, já está sete minutos atrasado para a aula e ainda é segunda-feira. Nunca é demais lembrar que estamos em tempos de pandemia, então acrescente isso à lista enquanto está dentro do ônibus lotado.



Cuide-se bem, já dizia Guilherme Arantes


O compositor alertava que existem perigos por toda parte. O mundo com o coronavírus é ainda mais perigoso, sendo necessário evitar sair de casa. Durante a pandemia, pegar transporte público é um dos maiores riscos de exposição à doença, sendo aconselhável embarcar em ônibus, trens ou metrôs apenas em situações de extrema necessidade.


O EAD é uma facilidade que deve ser aproveitada para que menos pessoas deixem suas residências. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a quarentena e o isolamento social em todo o mundo, como sabemos e vivemos. Isso acarretou no fechamento de escolas, universidades e outras instituições de ensino. A saída encontrada foi iniciar projetos de ensino a distância, com aulas realizadas por plataformas de bate-papo, como o Google Meet ou o Zoom. Nestas plataformas, é possível o professor mostrar o que está vendo na tela para seus alunos, como em uma apresentação de slides. Além disso, existem maneiras de os alunos interagirem entre si ou com os educadores, fazerem diversos tipos de exercícios e ainda mostrarem os rostos por câmeras – para quem conta com elas em casa.


As plataformas oferecidas pelo Google, por exemplo, vão muito além de simples espaços de bate-papo. Existem agendas, locais para que os estudantes escrevam documentos e o agora famoso Google Classroom, que simula uma sala de aula virtualmente. Lá, o educador pode postar exercícios, criar fóruns de debate e dar comunicados gerais. É simples aprender a mexer nas ferramentas, pois são muito intuitivas.


Em 2019, as matrículas para cursos superiores a distância superaram as de cursos presenciais: 52% dos matriculados optaram pelo ensino remoto, totalizando 1,4 milhão de alunos. O crescimento é notável e a qualidade, cada vez melhor. Com o Ministério da Educação (MEC) dando mais atenção a esses tipos de curso na última década, existe uma garantia de qualidade maior a cada ano.



A melhor opção para dar um up na carreira


Com esta qualidade assegurada, muitas instituições passaram a investir em ensino a distância. A praticidade da internet facilita para quem quer entrar neste meio, especialmente pessoas que moram longes de grandes centros e consequentemente, ficam longe da oferta de alguns dos melhores cursos presenciais.


A globalização encurtou metaforicamente essa distância. Agora, qualquer conteúdo e ensinamento pode ser passado via internet, seja por vídeo ou de qualquer outra maneira. Existem até grupos de WhatsApp com dicas para profissionais melhorares seus currículos e ganharem mais destaque no mercado de trabalho.


Participar de cursos e conquistar diplomas que garantem sua capacitação são algumas das melhores maneiras de ganhar esse espaço no voraz mercado. Fica possível trabalhar e ainda assim se capacitar, às vezes até no mesmo ambiente. As próprias empresas oferecem, atualmente, cursos de capacitação para que seus colaboradores realizem durante o expediente. Não há mais motivos para não investir no ensino a distância.


Cursos na modalidade EAD podem auxiliar o profissional em diversas formas, principalmente na aquisição de conhecimento necessário, visando impulsionar a carreira e fazer que esperado aumento ou a promoção de cargo chegue mais rapidamente. Isso se aplica muito também aos professores. Isso mesmo, aqueles que ensinam são os que mais precisam de qualificação para ensinar outros


Assim como mencionado no texto “Pouca verba e muita criatividade: o século XXI é dos professores makers” (que pode ser encontrado pelo link https://www.ondeaprendo.com.br/artigo/pouca-verba-e-muita-criatividade-o-seculo-21-e-dos-professores-makers), publicado recentemente no blog do OndeAprendo, um professor atualizado precisa saber lidar com todos os tipos de tecnologias. É necessário saber utilizar as plataformas remotas de ensino, aproveitar vídeos, objetos de casa e afins. O céu é o limite para a criatividade de um professor. Quanto mais inovador, melhor será o aprendizado dos estudantes.


Existem diversos cursos, inclusive oferecidos pelo OndeAprendo na modalidade a distância, que motivam o educador a desenvolver uma abordagem diferente de ensino, priorizando a mão na massa, com atividades simples, práticas, para quem não dispõe de muita verba, fáceis de fazer em casa e que ajudarão no up que todos os profissionais buscam em suas carreiras. Mas se acalme, porque isso falaremos melhor daqui a pouco.



Bom para os negócios


Qual chefe não quer o profissional mais capaz para exercer tarefas, aprender novas habilidades e criar projetos inovadores? Ofertando cursos a distância no período do expediente a seus colaboradores, as empresas também são beneficiadas. Basta separar uma pequena verba e oferecer uma hora de trabalho ao dia para o funcionário aprender ainda mais.


A empresa ganha com um pequeno investimento, tendo profissionais mais capacitados e com maior conhecimento nas áreas desejadas. O profissional, como mencionado, ganha no currículo, na experiência e na versatilidade. O mundo não para, as exigências aumentam e estar antenado é fundamental.


Além do mais, até mesmo as instituições de ensino podem reduzir a quantidade de cursos presenciais e investir no EAD. É dinheiro economizado em suas instalações, possibilidade de matrículas de alunos do mundo inteiro e uma variedade ainda maior de recursos para que o aprendizado aconteça além da aula.


Se você está lendo isso e pensando não irá tirar o devido proveito ou então que não há tempo em um dia para aprender coisas novas, acredite: você está errado.



Tic, toc, tic, toc…


O relógio parece andar cada dia mais rápido, certo? 24 horas parece ser cada vez menos tempo. Fica difícil colocar tudo que é necessário fazer neste período. As exigências estão cada vez maiores e não sabemos onde isso vai parar, mas é possível se planejar, programar tempo e aprender a distância.


Com um investimento muitas vezes bem menor em relação a um curso presencial, o EAD oferece outras vantagens, como conteúdos bônus, fóruns de perguntas e a possibilidade de, dependendo do tipo de aula – caso seja por vídeo gravado -, voltar em algo que não entendeu, rever alguma aula ou algum conceito específico.


É como em filmes por streaming: você assiste o que quiser, na hora que quiser e, hoje em dia, aonde quiser. Isso economiza tempo, especialmente para quem fala que o dia precisa ter pelo menos 30 horas para que tudo seja feito. Por isso, existem algumas estratégias que podem ser traçadas para que o desempenho nas aulas remotas atinja o máximo.


Separe um cômodo de sua casa mais tranquilo e sem barulho, escolha um horário livre que você assistiria telejornal, uma série ou jogaria videogame. Repense sua rotina, compre uma agenda – ou utilize a do celular mesmo – e comece a programar tudo: desde o tempo de sono, até o horário que assistirá às aulas. Usar todas as ferramentas disponibilizadas nas plataformas EAD.


Na escola, quando uma pessoa ficava com vergonha de se manifestar e tirar uma dúvida, bolava um plano que envolvia um papel, uma caneta, a dúvida e as pessoas sentadas na frente: um bilhete anônimo que chegava ao professor – mesmo que ele soubesse quem estava perguntando, porque quem é educador sabe muito bem que é possível enxergar tudo que acontece estando de frente para a turma. Com as tecnologias atuais, o bilhete pode ser substituído pelo chat e a caneta pelo teclado. Não é sequer necessário levantar a mão e falar em voz alta. Basta digitar a dúvida e apertar em enviar.



OndeAprendo da melhor maneira possível?


Como dito no meio deste texto, o OndeAprendo traz cursos a distância que desenvolvem a criatividade do educador, mas nós também abordamos outros (e variados) temas, como a criação publicitária, na área de Comunicação e Design. Com preços que cabem – e sobram – no seu bolso, a plataforma conta com os professores mais qualificados e a possibilidade de aprender onde quer que você esteja. Ficou interessado? Siga em nosso site, veja os cursos oferecidos, realize sua inscrição, leia mais posts do nosso blog e, é claro, nos siga nas redes sociais. Basta um celular na palma da mão e uma boa programação de tempo para começar a aprender, e é aqui onde você aprende!

1 visualização0 comentário
bottom of page