top of page

Vale a pena fazer cursos online?

Você já deve ter ouvido falar de cursos online de curta duração que oferecem certificado de conclusão ao serem terminados, certo? Com certeza conhece alguém que conhece alguém que já fez, é amigo de uma pessoa com um desses certificados ou até mesmo existe um fã dos cursos de tiro curto morando sob o mesmo teto que o seu. Com a popularização, especialmente na internet, dos cursos livres, muita gente se pergunta se vale mesmo a pena e qual o crescimento que terá quem realizar algum deles. Siga descendo a tela e entre nesta jornada para saber tudo sobre os cursos rápidos.




A praticidade é o zap


No jogo de truco, é importante contar com a carta mais forte – o “zap” – para ter maiores chances de vencer. Com a carta mais poderosa do baralho, ninguém poderá vencer quem a possui, ao menos na rodada em questão, o que facilita a vitória geral e aumenta o número de pontos. Como no truco, tudo que é divulgado precisa chamar atenção da pessoa esperada para usar aquele produto ou serviço. No caso dos cursos online, não é diferente.


O “zap” destes cursos está na utilização da internet, permitindo o acesso às aulas a qualquer momento – quando gravadas – em qualquer lugar, para quem tem acesso pelo celular, o que é cada dia mais comum. Os celulares são como pequenos computadores atualmente, como muitos sabem, e o ensino precisa seguir essas tecnologias mais avançadas.


Com a praticidade do celular, um curso passa a ser bem mais atraente do que seria se exigisse a presença da pessoa no local e na sala de aula. Cursos presenciais, normalmente mais caros, fazem as pessoas pensarem mais na hora de iniciá-los, porque além do maior investimento que pode pesar no bolso, existe a questão do deslocamento. Participando de um curso online, a pessoa não precisará se locomover, necessitando apenas de acesso à internet para participar das aulas que, quando gravadas, podem ser vistas a qualquer hora e em qualquer lugar, como mencionado. Não é necessário ir a um local em uma hora determinada, o que é ainda melhor em tempos de vírus à solta.


Além disso, cursos online favorecem ligações fortes com redes sociais. Seja por meio da comunicação em grupos de mensagens dos alunos ou mesmo no feedback às empresas nas redes sociais, onde também podem realizar eventos virtuais, como lives, seminários e congressos e oferecer conteúdos exclusivos e até mesmo gratuitos em seus canais de vídeos ou podcasts.


Viaje sem sair de casa


Como muitas das principais instituições de ensino brasileiras estão localizadas em grandes centros urbanos, pessoas que residem longe não têm condições de viajar para assistir as aulas presencialmente. Neste caso, os cursos online facilitam a vida de quem mora longe e agora pode ter acesso aos melhores conteúdos e professores sem sair de sua casa. É uma verdadeira mão na roda. Outro ponto muito relevante é que o conhecimento não tem mais fronteiras. Profissionais, professores e cientistas dentre os mais renomados e antes inacessíveis, seja pela barreira da língua estrangeira ou pela distância, se tornaram totalmente acessíveis por meio das plataformas que oferecem cursos online com tradução para diversas línguas e a um custo bem mais em conta, já que pode ser pago na moeda do seu país. Fortalecer sua formação com as informações mais atuais do mundo todo não é mais um luxo para poucos. É realidade que você acessa com alguns cliques.


Os universitários, por exemplo, podem ter contato logo de cara com grandes influências de suas áreas. Estes estudantes talvez sejam alguns dos maiores consumidores de cursos online, porque além da praticidade e do contato com importantes autoridades em diversos assuntos, eles ganham as famosas horas extracurriculares.


A formação universitária fora da faculdade


Até mesmo como forma de especialização, alunos de ensino superior optam pela facilidade oferecida pelos cursos online. Como muitos cursos exigem várias horas extracurriculares, que podem ser conquistadas em simpósios, trabalhos feitos fora da sala de aula, participação na vida acadêmica e outros eventos, é necessário participar de tudo que aparece, especialmente quando se trata de um tema que a pessoa tenha maior vontade de aprender sobre.


Neste caso, os cursos online também são válidos e dão muitas horas sem que a pessoa tenha que sair de casa. Como mencionado, a gama de instituições renomadas do Brasil e de fora que oferecem cursos online é grande. A variedade de temas também é enorme. Basta assistir às aulas, realizar algum tipo de prova e ter seu certificado que dará as horas tão necessárias. Já que sem horas extracurriculares ninguém se forma, é importante ter em mente os cursos online. Além do mais, o aprendizado da graduação vai além da sala de aula, o que ajuda a formar ótimos profissionais, com diferentes experiências, que terão mais isso para somar em seus currículos.


O currículo é preenchido com qualidade


O mercado de trabalho pode ser uma grande competição para ver quem tem o currículo mais atraente. Neste caso, aquele que faz cursos desde a graduação tem mais atrativos para ser contratado. Com os cursos online, não é uma grande dificuldade preencher o currículo com qualidade, especialmente com todas as melhores instituições oferecendo conteúdo na internet.


O profissional que ocupa seu tempo se capacitando e atualizando é muito bem visto no mercado por gestores e organizações. Com a imagem de uma pessoa aplicada e que sempre busca melhorar, somada à qualificação adquirida nos cursos, quem se mexe e consegue certificados e experiência tende a ganhar mais espaço no âmbito profissional, mas também cresce no pessoal. Claro, no fim de tudo, fica ainda mais fácil conseguir uma promoção e aumento de rendimentos ou até uma nova oportunidade no mercado.


Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam se manter atualizadas e usam mais tecnologia na otimização de processos, assim como na diminuição de custos para se diferenciarem em relação à concorrência. Por isso, é de interesse das próprias empresas qualificar seus colaboradores, visando melhorar o desempenho no cotidiano de trabalho.


Os gestores e as empresas sabem da necessidade de ter os profissionais mais qualificados e atualizados – essa é uma parte fundamental, especialmente em áreas muito dinâmicas, que exigem constante atenção ao que surge de novo. Com todo o tempo, esforço e dinheiro colocados na tecnologia por parte do meio corporativo, você sabe onde mais esse investimento pode (e deve) ser aplicado?



Os cursos online das empresas


É isso mesmo, as empresas precisam cada vez mais investir em cursos para seus funcionários, especialmente os que podem ser feitos de forma online durante o expediente. Desta maneira, os colaboradores ficam muito mais qualificados e a empresa pode customizar o conteúdo que será passado, garantindo maior aproveitamento das aulas.


Assim, uma corporação pode formar os profissionais de forma que eles se especializem em áreas necessárias para o melhor desempenho da empresa. Com isso, todos saem ganhando, porque o colaborador melhora seu currículo e absorve novos conhecimentos e experiências e os chefes ficam felizes com tudo o que foi aprendido sendo convertido em resultado.


É claro que as organizações querem os colaboradores com vários cursos realizados, mas não necessariamente buscam quantidade. Na vida profissional, é sempre importante pensar em qualidade antes de volume, especialmente na questão do conhecimento. É tempo – e muitas vezes, dinheiro – investido em algo que, se não tiver qualidade, terá sido em vão. Ninguém fazer investimento em algo que não dará retorno, por isso é mais um ponto a favor para a implementação de cursos por parte das próprias empresas nas plataformas que julguem ser as melhores e mais simples para seus funcionários acessarem.



Onde encontro o curso certo?


Na melhor plataforma voltada para cursos online: o OndeAprendo, é claro. Lá, você encontra cursos online rápidos e com certificação para se destacar no mercado de trabalho e dentro de sua empresa, unindo praticidade e qualidade. Na plataforma, você não investe em vão e aprende sobre as mais variadas áreas: desde ensino criativo até marketing.


Além disso, empresas que se interessarem em capacitar e treinar seus colaboradores da melhor maneira e da forma mais simples, podem abrir seus espaços exclusivos para funcionários. Não há mais motivos para você não investir em cursos online de qualidade e com certificação, porque é bom para o currículo, para a empresa e para o crescimento pessoal. No OndeAprendo, você encontra os mais variados cursos a distância em diversas áreas, para sua evolução e com qualidade.


O mundo está se mexendo cada vez mais rápido e haverá menos espaço a cada dia para quem não se atualizar. Não existe forma mais prática do que bons cursos online, rápidos e com certificado. É de casa, é bom para o crescimento profissional e pessoal e ainda por cima dá horas extracurriculares para quem está na faculdade. Busque um assunto que queira saber mais e comece já a mudar sua vida para melhor, de casa ou de onde estiver.

7 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page